terça-feira, 8 de dezembro de 2009

William Butler YEATS



Retrato de W.B. Yeats, da autoria de seu pai, John Butler Yeats - 1906


William Butler Yeats nasceu em 13 de junho de 1865, em Dublin, Irlanda, onde se desenvolveu em um meio culto e criativo. Poeta e autor teatral, Prêmio Nobel (1923) de Literatura. Foi o representante máximo do Renascimento irlandês e um dos escritores mais destacados do século XX.
.
O Prazer do Difícil


O prazer do difícil tem secado

a seiva em minhas veias.

A alegria espontânea se foi.

O fogo esfria no coração.

Algo mantém cercado meu potro,

como se o divino passo

já não lembrasse o Olimpo,

a asa, o espaço, sob o chicote,

trêmulo, prostrado,

e carregasse pedras.

Diabos levem

as peças de sucesso que se escrevem

com cinqüenta montagens e cenários,

o mundo de patifes e de otários

e a guerra cotidiana com seu gado,

afazer de teatro, afã de gente.

Juro que antes que a autora se apresente

eu descubro a cancela e abro o cadeado.


Berenice


Sonhei que a noite se fez luz

e, aberto o céu de par em par,

que os meus cabelos eu depus

sobre um sepulcro inscrito: Amar.

E alguém levou-os sem que eu visse

num grande turbilhão de ar

e foi pregar uma fogueira

no breu da noite - a cabeleira

branca, a brilhar, de Berenice.
A Rosa do Mundo
Quem sonhou que a beleza passa como um sonho?
Por estes lábios vermelhos, com todo o seu magoado orgulho,
tão magoados que nem o prodígio os pode alcançar,
Tróia desvaneceu-se em alta chama fúnebre,
e morreram os filhos de Usna.
Nós passamos e passa o trabalho do mundo:
entre humanas almas que se agitam e quebram
somo as pálidas águas e seu fluxo invernal,
Sob as estrelas que passam, sob a espuma do céu,
vive este solitário rosto.
Inclinai-vos, arcanjos, em vossa incerta morada:
antes de vós, ou de qualquer palpitante coração,
fatigado e gentil alguém esperava junto ao seu trono;
ele fez do mundo um caminho de erva
para os seus errantes pés.

Nenhum comentário: