sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Solano Trindade e Jorge Amancio



O Dia da Consciência Negra é um dia celebrado no Brasil, dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.


Abolição número dois (Solano Trindade)


Parem com estes batuques,

Bombos e caracaxás,

Parem com estes ritmos

tristes e sensuais

Deixem que eu ouça

Que eu veja

Que eu sinta

O grito

A cor

E a forma

da minha libertação...


Meu Reino (Jorge Amancio)


Reino nas páginas policiais

Reino nas favelas, nos mocambos

Reino nos cárceres, nos hospícios

Reino no analfabetismo,

nos assassinados


Reino num continente de fome

outrora promissor, místico,

dono dos segredos de Lemúria


Reino nas injustiças do

esquecimento,

na exploração da desinformação


Reino nos guetos, nas favelas

nas esquinas, nos sinais

debaixo das pontes

nos sem tetos

nos de rua


Reino nos abastados

na gravidez precoce

nos sem renda

nos com fome


Reino no reino outorgado

fadado a desaparecer

excluído do poder


Reino que reino

de gente negra

Nenhum comentário: