sábado, 22 de março de 2008

3 POEMAS DE JORGE AMÂNCIO - Negrojorgen


Abdias do Nascimento
www.palmares.gov.br/003/00318009.jsp?ttCD_CHA...



http://www.nosrevista.com.br/2007/11/30/a-poesia-do-negro-jorge-amancio/

MINHA RAÇA


Minha raça foi escrava

infantilizada ao som das chibatadas

educada para a invisibilidade

condenada à exclusão social



Minha raça é sobrevivente

dos navios negreiros da abolição

luta pela identidade de gente

clama por justiça e igualdade


Minha raça pixaim

encabeça o coro dos descontentes

freqüência alta no necrotério

cadeia prêmio da maior idade


Minha raça de seqüestrados

anônimos Zumbis libertários

conduzem a passos largos

o caminho para a igualdade


T A O

O corpo inquieto

dançava frenético

ao toque do tambor


Transe


O corpo trêmulo

retorcido no chão

ao toque da mão


Aquieta-se


O corpo erguido

livre da obsessão

dança

A prece dos Orixás


ESCRAVO

Sou tua propriedade

de uso e desuso

de objeto e abjeto

de tesão e desprezo

Sou teu escravo carente

da tua voz

de tuas carícias

de teu sexo

Sou tua propriedade

teu destino é me amar

por todas as idades

Sou teu,

escravo para sempre.

Um comentário:

Marcos Freitas disse...

Caro Poeta Zé Edson,
voce já está "linkado" no emverso&pros@.
confira:
http://www.emversoeprosa.blogspot.com/
Abs,
marcos freitas.