terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cristina Bastos


http://www.overmundo.com.br/perfis/cristina-bastos

CRISTINA BASTOS - Nasceu em Uberlândia (MG), em 1960, e vive atualmente em Brasília. Formada em Educação Artística. Sua atividade não se limita à poesia — é artista plástica e fotógrafa e se orgulha de ter pertencido ao grupo “Ladrões de Alma”, que promoveu várias exposições em Brasília. Escreve desde 1972 e tem poemas publicados nas Antologias Poética Hélio Pinto Ferreira, volumes X, XI e XII, e em Intimidades Transvistas (Editora Escrituras), 1997, coletânea de poemas inspirados na obra do artista plástico Valdir Rocha. Assim que publicou seu primeiro livro, Cristina Bastos passou a ser considerada uma das mais importantes vozes da nova poesia de Brasília. Publicações: Decerto Deserto, 1992, Editora Iluminuras; Teia, 2002, Varanda/Massao Ono Editor.

Companhia dos Ratos

Há um rato
devorando meus livros

ouço-o
não o mato.

Mora na estante
dos livros imaginários
ruídos

deixo que ele habite
por indecisão
em destruí-lo,

como eu
se alimenta de letras
e riscos

Qualquer Coisa

Vasa pela fresta
do vaso quebrado
o verbo,

não carece mais
que um insípido objeto
para ser

verso
transbordante

XXI

Artaud
volto a fazer teatro
a escavar no fundo
a gesto de cada ato

A andar nua
na sociedade de trapo.

Verso bailarino

Poemas que dançam
são etéreos

preferem
não ser impressos

valsam
sugerindo.


Decerto Deserto I

Há cactus
há dias
firo meus pés.

Borboletas
me fazem rir
são descaradamente belas

Como podem...

Como pólen
e sou quase
coisa bela.

Com meu cajado
sou grande
quase o deserto,

para o deserto
sou quase
borboleta bela.

Aceito

Se estranha a teia
assimilo o asco
do desconhecido,

aranha enorme,

uma batalha disforme
entre verbo
e a garra do instinto

Nua

A máscara está deposta
desconhece-me
eu sei sobre seu espanto

certamente
não será a última,

já tendo me despido
esqueço-a,

máscaras morrem
quando postas sobre a mesa.

2 comentários:

Cristina disse...

Amigo poeta...obrigada pela homenagem. Estamos aqui.... navegantes...ridentes......
versadores.................

Beijos azuis ~
no mais,versosversosveee...

Cristina Bastos

dermot o flynn disse...

cristina
meu nome e dermot

irish doctor que voce encontro em cumuruxatiba,bahia em 92-93

u took fotos of me and Cynim Bu

do u remember they were black and white

house on the hill

my email is dermotoflynn@mac.com

SALVADOR
aqui o yin e yang
da vida
e entre feio e bonita
ciao meu grande salvador
eu estou indo pra seu interior
na Sul da Bahia
em Cumuruxatiba.....